Livro: Jogos Vorazes






Suzanne Collins - Rocco (jovens leitores), 2010




Esse livro estrou para minha lista dos "100" depois de ouvir a Iris Figueiredo do Literalmente Falando fazendo vários elogios a ele. E como adoro indicações de blogueiros e promoções do Submarino não pude deixar de comprar.

O livro conta a história de Panen um país dividido em 13 distritos. Todos os distritos vivem em função da Capital. Cada distrito é obrigado a dar o que de melhor sabe fazer. De forma que os distritos vivem em extrema pobreza e a Capital em luxo.

Revoltados com a situação eles dão inicio a uma Revolução, porém a Capital vence a batalha e para servir de exemplo destroi completamente o 13º distrito.

Após a revolução a Capital institui os Jogos Vorazes. A cada ano os 12 distritos sorteiam 2 tributos, sendo um menino e uma menina para oferecer aos Jogos. E como punição os distritos são obrigados a festejar os Jogos como se fosse uma festa e ser sorteado como uma grande honra.

O Jogo é mortal. Da arena só pode sair um vencedor. Para os jogadores não há a menor alegria nisso, mas para Capital é extremanente divertido ver crianças e adolescentes lutando pela sobrevivencia. A desgraça daquelas crianças e seus distritos garantem a diversão de poucos.

A Capital usa inúmeras artimanhas para fazer dos Jogos um sucesso. Quando os Jogos se iniciam os trabalhadores são dispensados e a energia eletrica é liberada para que todos possam assistir as transmissões ao vivo. E o mais importante o prêmio do vencedor é Comida para seu Distrito. Não há como fugir dos Jogos.



Após ter a sua irmã de 12 anos sorteada. Katniss se oferece para ir em seu lugar.A partir dai se inicia a narrativa mais emocionante e diferente de tudo que li esse ano.

Acompanhar as transformações da vida de Katniss é desconcertante. É uma mistura de sensações. Não há como não se envolver. Você vai do romance a raiva, do riso ao choro, da alegria ao ódio em uma mesma página junto com a personagem.

Cada personagem é tão bem escrito, tão misterioso, que é possível identificar suas reais intenções. E é esse clima todo de mistério que nos faz ficar fixados. Por isso é quase impossível parar de ler.



O livro é viciante. Espero que o filme que está previsto para estrear em 2012 seja fiel ao livro. Vai ser massa ver na telona a guerreira Katniss.

Super recomendado!




Cíntia Masa



Nenhum comentário

Postar um comentário

   
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...