Livro: Bubble Gum






Lolita Pille - Ed.Intrínseca



Li esse livro porque vi na blogosfera muitas recomendações, pela capa tirei algumas conclusões erradas. Fui supreendida com o desenrolar da leitura, até porque não li ninguém comentar que drogas, promiscidade, prostituição, degradação, tristeza, depressão são o pano de fundo do livro.

Li algumas opiniões sobre a autora, a polêmica Lolita Pille, mas não li nada sobre o clima pesado de seu livro. O livro fala sobre Manon uma garota do interior que sonha em ser famosa e Derek, um playboy que não faz absolutamente nada da vida e passa metade dos dias, ora entediado, ora drogado, ou alcolizado, ora tudo ao mesmo tempo. Para se distrair Derek tem uma grande idéia. Construir alguém, realizar todos os sonhos desta pessoa, para depois arranca-lhe tudo, destrui-la. Nesse momento surge Manom na vida de Derek e é claro, ela é escolhida por Derek para ser a vítima de seu plano sórdido.

No livro não encontramos um homem bom e nenhuma mocinha inocente. Todos são corruptíveis. Para conseguir o que querem fazem qualquer coisa. Não há como amá-los e nem detestá-los. São personagens totalmente humanos. Falhos como os humanos.

O livro é controverso. Oras usa de uma linguagem chocante, pesada e muito vulgar.  Algumas vezes é tão formador de opinião e quase tão confuso quanto os livros de filosofia e sociologia que já li. Tudo é tão crítico que dá para perceber que não é apenas a opinião de um personagem. Transcende o personagem e personifica a autora. É como se a Lolita emergisse do livro e gritasse aquelas palavras na nossa cara.

É extremamente crítico da sociedade em geral e do comportamente destrutivo humano.

Gostei da escrita, "tipo monólogo". Os dois personagem, cada um em seu momento conversam com o leitor. O início é empolgante, o meio é cansativo e perdido, o final é incrivelmente supreendente.

Não costumo não recomendar uma leitura. Portanto se voce não suporta livros desbocados, sinceros até chocar, não leiam. Mas, não há nada melhor do que tirar suas próprias conclusões, principalmente quando se trata de autores polêmicos.



Cíntia Masa


3 comentários

  1. Com um título assim, o máximo que me passou pela cabeça foi algo parecido com o 'Desenrola', o livro baseado no filme. Acho bacana quando um livro critica a sociedade de uma maneira inteligente, mas não sei como eu lidaria quando dado tanto ênfase a isso, como você descreve em sua resenha - muito bem escrita por sinal. É mais uma prova que os livros atualmente visam mais em anti-heróis e mensagens subliminares positivas.
    E sortuda, eu te vi no Encontro de Blogueiros da iD lá em Botafogo, você ganhou o ÚNICO livro que eu queria dali ('Loucos aos Poucos' chamou minha atenção até, mas pode esperar), preciso muito lê-lo, você não tem noção rs, mas parabéns mesmo assim. Pelo menos sei que o livro será bem usado!

    ;* http://livrosletrasemetas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Primeira resenha que leio do livro, e gostei. Gosto de livros que chocam,por isso, vou comprá-lo.
    Obrigada.

    Até mais!

    ResponderExcluir
  3. Olá Debora. Fico feliz que tenha gostado. Compra sim e sempre bom tirarmos nossas próprias conclusões. Depois passa aqui e diz o que achou.

    Abços

    Cintia Masa

    ResponderExcluir

   
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...