Samba pra Deus






Confesso que a primeira vez que soube desse cd não dei bola, afinal o estilo do Trazendo a Arca (banda da qual ela faz parte) não dá pra mim. Mas que grata surpresa tive ao deixar o pré-conceito de lado e ouvir esse “abrasileirado” cd.

Luiz Arcanjo esse é o nome do cara inteligente e criativo que lançou em 2009 o cd Samba pra Deus. A palavra "abrasileirado" resume o cd, que tem ritmos tipicamente brasileiros como samba, baião e MPB, mas também tem rap, pop e jazz, numa verdadeira festa dos ritmos.

As letras são inovadoras e criativas, os arranjos e back vocals de altíssima qualidade.

A música título “Samba pra Deus” tem uma letra bem divertida e dá um cutucão naqueles que não aprovam o samba na música gospel.

Ai quando eu era menino eu quis / Quis cantar samba pra Deus Ouvir / Mais alguém cruel me disse que / Deus não gostava de Samba / Ai meu coração menino chorou / E o que eu vou cantar pro meu Senhor / Se o meu Samba é o meu melhor / Haa deixa eu cantar do jeito meu / Haa Deixa eu cantar do jeito meu / E Se eu dançar vai ser pra Deus / Só pode dizer o que é isso alguém que sentiu / Deus ouve além de uma canção / Sabe o que vem do coração / O que há de errado em cantar o som do Brasil ?

A música “Gadara” acho a mais criativa, utilizando da passagem bíblica onde Jesus libertou um jovem e os espíritos se apossaram dos porcos, o artista cria a cidade de Gadara para fazer uma forte crítica social.

Em Gadara é assim / Ninguém se importa com os outros / Cada um vive pra si / Alimentando os seus porcos / São indiferentes / Vivem pros seus interesses / Só querem ter / O povo de Gadara prefere os porcos do que as pessoas.

A música “ Amor pra dizer” é belíssima, tem uma letra tocante.

Só quem viu alguém partir / Sem poder se despedir / Sabe o que é se arrepender / Ou não conseguiu dizer / Obrigado ou Adeus / Eu te amo ou Valeu / Simplesmente abraçar / Me perdoe o erro é meu / Só da valor quem sabe o que é / Privação de um pai , de mãe , de um filho , de um amor / de uma amizade, de um irmão / Amor pra viver / Amor pra abraçar / Amor .... Que não se contradiz / Quem vive para amar demonstra e nisso é feliz / Não cala a voz do amor mais diz”.

Confesso que a música "Alguém com eu" me fez chorar. Doce, nos faz imaginar com suavidade os últimos momentos de Cristo.

Entra Mestre,descansa um pouco / Estás cansado,estás sedento e rouco / Dorme Mestre, a casa é Tua / Já fechei porta e janela pra rua / Perdoa Mestre, mas já é hora / Uma multidão te espera lá fora / Estás decidido, não te detenho / Vais curando até chegar ao lenho / Partiu, fica a paz em mim / Fica sala com cheiro de jasmim / Vai verter a vida do corpo Seu / Vai levar a culpa de alguém como eu / Vai lavar o sujo do meu próprio eu / Levar-me puro a Deus

A música “Viver o amor” declara o amor ao próximo seja quem ele for.


Dizer que ama e não amar é uma loucura / é parada dura é uma desventura do coração / Dizer que ama e não mostrar é uma falsidade / é uma miragem se não há verdade não pode ser amor / Amor pra judeu mulçumano pra grego troiano budista e cristão / Amor pro mendigo da praça e pro magnata o amigo o irmão / Amor pro menino de rua para prostituta e pros caras do bar / Amor para o gay para o índio pro preto e pro branco pros gringos de cá

Na música “Perdão” somente com voz e piano o artista nos inspira a perdoar.

Perdão é a canção do amor / Perdoar é se libertar / É quebrar correntes de alguém / É deixar o outro levantar / É abrir mão de toda razão.


Luis Arcanjo foi ousado. O cd é riquíssimo, pois é íntimo, mas com fortes críticas ao comportamento da sociedade atual e o comportamento cristão, sem papas na língua, fala de amor, toca ritmos bem brasileiros como num grito ao fim do preconceito.






Ainda há esperança para música gospel nacional. Estou convencida.


Cíntia M.S.

3 comentários

  1. Eu até gosto de Trazendo a Arca, mas esse CD do Luiz Arcajó realmente supera muito os outros. Possivelmente voce não ouviu o CD Pra tocar no manto (realmente este título ñ é legal), mas se prestar atenção, o Luiz já tava mostrando essa "véia" musical em composições como "Perdoa", que diz (por favor leia as letras e perceba que o conteúdo é confrontante):

    "Perdoa, quando eu disse te servir
    Me servindo de você, maculando teu altar
    E dizendo ser pra Ti, mas querendo
    Ter pra mim a glória

    Perdoa, se de mim me orgulhei
    Esquecendo quem sou eu
    Desprezando quem és Tu
    Eu sou o barro e sou pó
    E o tesouro que há em mim
    É teu Senhor

    Perdoa, me desfaz e me refaz
    Mas não deixe que eu perca
    Em minhas vaidades
    Perdoa, ressucita-me pra Ti
    Quero estar no centro de Tua vontade
    Me perdoa, me livra de mim mesmo".

    E essa que eu considero um tapa na cara de alguns tipos de cristão: "Quem é você"

    Depois de pregar seu lindo sermão
    E de cantar a última canção
    Quando você volta pra casa
    E ninguém mais que você
    Precisa impressionar está por perto
    Quem é você?
    Quem é você quando ninguém vê?
    Quem é você?

    Só você mesmo pode responder
    Por trás da aparência, onde só Deus vê
    Bem no seu intimo sombrio
    Sufocado e trancado a sete chaves
    Maquiando o teu vazio
    Deus e o travesseiro sabem
    Quem é você quando ninguém vê?
    Quem é você, Quem é você?
    Quem é você?
    Longe do altar, o que Deus vai ver quando Te sondar
    Quem é você além de um domingo
    Depois das luzes, do discurso e da máscara
    Quem é você quando ninguém vê
    Quem é você?

    O Luiz Arcanjo tem se mostrado um grande poeta de Cristo. Essa canção "Alguém como eu" é do Stênio Marcius, mas a interpretação é linda, também chorei. Abraço e ótima semana.

    Ih acho que o comentario ficou muito grande... foi mal!

    ResponderExcluir
  2. Até ouvia o Ministério Apascentar, mas depois da mudança de nome e daquela "musica de odio" (Eu tenho a marca da promessa) tomei um certo pavor, por isso demorei para ouvir esse cd. Agora to pensando em resgatar as músicas antigas, acho q valhe a pena.

    O Luiz é sim um poeta. Ótima semana para "noses". Kkkk

    ResponderExcluir
  3. É uma pena mesmo que eles sejam tão talentosos e tão "complicados", exemplo disso é que o Davi Sace (o outro vocalista) já saiu pra seguir carreira solo. Também não gosto muito dessa "marca da promessa", mas as musicas do Pra Tocar no Manto são em sua maioria com tematicas de "contrição e entrega a Deus" e o CD de Salmos deles também é recomendado. Valeu.

    ResponderExcluir

   
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...