Fotografia - Por onde começar? (part.1)

Animais, esportes, books, paisagens, newborn; os temas são variados, a única certeza é que fotografia é uma paixão para muitos.

Passeando pelos fóruns da área nota-se que há muita dúvida com relação por onde e como começar. Mas, o que mais noto é que muitas vezes a pessoa não sabe como começar, porque ela não sabe o que quer fotografar.

Minhas primeiras fotos foram de plantas, flores e pequenos “bichos” [Ok. Insetos, mas é que fica estranho, ;-)]. Eu ainda não sabia, mas o que eu gostava mesmo era do efeito macro. Tudo o que fotografava estava em macro. Eu adorava, fazia "altas" fotos.




Depois, comecei a pesquisar. E depois de algumas leituras, passei a entender e me interessar muito sobre composição. A ideia de "encaixar" os personagens num quadro é um máximo. Então, passei a focar em paisagens.





Pesquisando um pouco mais, fiquei muito atraída a incluir pessoas nessa brincadeira de compor e passei a gostar da ideia de fazer books, coisa que uns poucos anos antes nem sonhava.





E assim como tinha e tenho dúvidas resolvi escrever esse post para dividir com que se interessa o que aprendi até agora. O post acabou ficando grande e será dividido em duas partes.


O que precisa para começar, uma câmera TOP?

Não. Não mesmo. Precisa primeiro saber o que se quer fotografar.  Para começar antes de uma câmera top é ter “tato” [tino, jeito, etc] um bom olhar e muita luz. Então antes de queimar grana em equipamento de ponta, o mais indicado é treinar com o que se tem. E pode ser até uma câmera de celular. 

Uma coisa é certa, fotos com câmera compactas e superzoom só ficam bacanas sob muita luz. E quanto mais natural melhor. Parques e praias são ótimos lugares.

Você fala em compactas, superzoom; então quais são os tipos de câmeras?

Não conheço todos os tipos, mas a web está repleta de posts bacanas que contam toda a história da fotografia. Porque o que interessa pra quem está começando é saber que:

Câmeras compactas: são câmeras básicas (aponte e dispare),  esses modelos possuem lente fixa. E permitem pouco ou nenhum recurso manual.




Câmeras Superzoom: São as que as lojas costumam vender como semi-profissional. Esse modelo não é semi-profissional.  Acho, na verdade, que esse termo é incorreto para definição de câmeras. Pois, não existe um meio termo. Tenho grande dificuldade para entender essas lojas [na verdade, é fácil. É capitalismo, puro e simples].





Já entendi, mas não tenho câmera nenhuma e quero comprar para começar:

Eis a questão. Com que finalidade você deseja ingressar nessa brincadeira. Porque quem deseja ser profissional deve começar pela câmera de entrada [e não pela tal semiprofissa(?)], para não gastar grana a toa. Só que câmeras de entrada são caras e dependendo do que se quer fotografar, será necessário investir em uma lente diferente da que vem no kit.

KIT =  câmera + lente (geralmente 18-55mm), porque é comum a venda só da câmera (corpo) e só da lente.


   - O que são câmeras de entrada?

São as que permitem variados recursos manuais, mas possuem modos automáticos também. E claro, permitem a troca de lente. Nesses modelos se encaixa melhor a definição Semi-Profissional e não nas Superzoom.



Só que, para quem não tem experiência nenhuma com fotografia, uma câmera desse porte, mais atrapalha do que ajuda. Porque são tantos botões e recursos, que será preciso um cursinho. E é ai entramos na questão do investimento. Comprar uma câmera de entrada =  investimento em equipamento e (provavelmente) em qualificação como cursos e/ou workshops.


- Mas, tem vídeos no youtube... Verdade, tem muitos vídeos e blogs que auxiliam a utilizar essas câmeras, e sei que com persistência (se você tiver) e um tino pra coisa você consegue aprender sozinho. Mas, é difícil e a gente fica tentado a desistir. Pois, gasta-se muito mais tempo tentando aprender sozinho, do que fazendo um workshop. Bom, é uma questão de escolha, gasto dinheiro ou gasto tempo.  



No próximo post: Onde fotografar, como fazer fotos profissionais e editor de imagens...



Nenhum comentário

Postar um comentário

   
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...