Sem Lamentações...

Sempre digo que por mais que as coisas não estejam bem, não temos o direito de ficar pelo cantos só reclamando, afinal sempre podemos lutar. Meu lema é Enquanto houver Vida tudo é possível.

Vi esse vídeo em um blog incrível chamado Crônicas da Surdez, cheguei lá através do blog da Flavia, o Juntos pelo Mundo. Adorei o Crônicas de cara, o blog é feito pela Paula Pfeifer. O blog é adoravel, presta um verdadeiro serviço à comunidade e tem posts inspiradores.

O vídeo é emocionante. Uma lição de realidade e vida, o Nick é um exemplo de superação e fé no poder da vida.






Sem braços, sem pernas e sem lamentações.


Livro: A llha Sob o Mar








Isabel Allende - Bertrand Brasil, 2010





Nunca tinha lido nada de Isabel Allende. Ela é a autora latino-americana, mais comentadada e badalada no mundo, chegou ter a sua popularidade comparada com o Gabriel García Márquez.

Pocurei um exemplar para comprar e de cara A Ilha sob o Mar me chamou atenção, pela... Capa, é claro! Simplesmente amei a capa, da jovem negra com borboletinhas no cabelo. E quando chegou, pude constatar que as borboletinhas são em auto-relevo. Brilhante!




Não costumo ler sinopses, então não fazia idéia sobre o assunto do livro. O que não importa muito na minha opinião, pois gosto de cair de cabeça numa leitura nova, sem prevenções contra riscos.

O livro se inicia no século XVIII, na colonia francesa de Sain-Dominigue, a ilha que conhecemos hoje como Haiti. Contando a história da jovem escrava Zarité, suas danças, seus sonhos, suas dores, suas alegrias, a maternidade, o amor, a quase morte, sua fuga, e sua estrela - z'etoile.

Como plano de fundo da vida da escrava Zarité, temos o relato histórico fiel dos horrores sofridos pelos Africanos, que foram sequestrados e levados para o Haiti.

O livro é bem forte. Conta como essa nação foi criada em meio a dor e ao caos. Algumas coisas que até pouco tempo eu não compreendia. Porque os haitianos, não tem a "noção" de soberania nacional, de país? Porque existem esses guerilheiros fazendo mal ao seu prórpio povo em meio a tanta miséria?

Lendo esse livro eu compreendi. A colonia de Saint-Dominigue era a mais rica e mais produtiva da França, sua produção não podia parar. Os escravos levados para lá trabalhavam até a morte. Muitos não sobreviviam nem 6 meses depois de chegar à Ilha. Acredito que os sentimentos de seus antepassados, de dor, raiva, opressão, saudades, ainda ecoam por lá.

Quanto ao romance, é uma viagem. A história da forte Zarité é de arrebatar. Muito recomendado.


Cíntia Masa

Livro: Bubble Gum






Lolita Pille - Ed.Intrínseca



Li esse livro porque vi na blogosfera muitas recomendações, pela capa tirei algumas conclusões erradas. Fui supreendida com o desenrolar da leitura, até porque não li ninguém comentar que drogas, promiscidade, prostituição, degradação, tristeza, depressão são o pano de fundo do livro.

Li algumas opiniões sobre a autora, a polêmica Lolita Pille, mas não li nada sobre o clima pesado de seu livro. O livro fala sobre Manon uma garota do interior que sonha em ser famosa e Derek, um playboy que não faz absolutamente nada da vida e passa metade dos dias, ora entediado, ora drogado, ou alcolizado, ora tudo ao mesmo tempo. Para se distrair Derek tem uma grande idéia. Construir alguém, realizar todos os sonhos desta pessoa, para depois arranca-lhe tudo, destrui-la. Nesse momento surge Manom na vida de Derek e é claro, ela é escolhida por Derek para ser a vítima de seu plano sórdido.

No livro não encontramos um homem bom e nenhuma mocinha inocente. Todos são corruptíveis. Para conseguir o que querem fazem qualquer coisa. Não há como amá-los e nem detestá-los. São personagens totalmente humanos. Falhos como os humanos.

O livro é controverso. Oras usa de uma linguagem chocante, pesada e muito vulgar.  Algumas vezes é tão formador de opinião e quase tão confuso quanto os livros de filosofia e sociologia que já li. Tudo é tão crítico que dá para perceber que não é apenas a opinião de um personagem. Transcende o personagem e personifica a autora. É como se a Lolita emergisse do livro e gritasse aquelas palavras na nossa cara.

É extremamente crítico da sociedade em geral e do comportamente destrutivo humano.

Gostei da escrita, "tipo monólogo". Os dois personagem, cada um em seu momento conversam com o leitor. O início é empolgante, o meio é cansativo e perdido, o final é incrivelmente supreendente.

Não costumo não recomendar uma leitura. Portanto se voce não suporta livros desbocados, sinceros até chocar, não leiam. Mas, não há nada melhor do que tirar suas próprias conclusões, principalmente quando se trata de autores polêmicos.



Cíntia Masa


1º Encontro de blogueiros e leitores - editora iD

Acabo de voltar de um evento massa que rolou na MegaStore Saraiva do Botafogo Praia Shopping. Foi a 1ª edição do Encontro de Blogueiros e leitores da editora iD, o evento aconteceu simultaneamente em outras 3 cidades.



No Rio o encontro foi promovido pela Iris do literalmente falando e Nat Puga. Simplesmente adorei o evento, a editora tem ótimos livros e lançamentos melhores ainda, tava louca pelo A garota da capa vermelha (o filme que virou livro).





Houve a participação de muitas blogueiras, dando suas opiniões, trocando idéias, foi bem bacana.


No final sempre rola um sorteio básico, com bolsas, camisas e claro Livros. Fiquei muito empolgada, afinal é o que todos querem.


E não é que ganhei um Kit com camisa, marcadores e than than than... O livro A garota da capa vermelha. Não podia ter sido melhor, queria muito este livro.


AAAdorei o encontro e que venha a segunda edição.



Cíntia Masa.


   
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...