Livro: Rumo ao Farol - Virginia Woolf




Foi o primeiro livro que li da autora. A leitura é de certa forma leve, portanto o melhor livro para se começar a ler Virginia Woolf. É verdade que a principal característica das obras de Virginia é um pouco complicado de se entender no início, por várias vezes me vi perdida em meio aos pensamentos, realidades, personagens e todo grande universo que contém o simples livro.

O livro é dividido em três partes: Janela, O tempo passa e O farol.

A primeira parte narra os preparativos da visita da família Ramsay e seus convidados ao Farol. O detalhe mais bacana - e que é a marca da autora - essa parte é a mais longa do livro, mas seus acontecimentos se dão em apenas um dia.
A segunda parte narra a preparação da casa para o retorno da familia Ramsay anos depois e a terceira parte narra a volta da familia Ramsay e alguns de seus convidados a casa de veraneio, 10 anos depois e enfim sua visita ao tão esperado Farol.

A última parte reserva muitas supresas ao leitor, não direi se são boas ou ruins. Os livros Virginia tem essas características, não dá pra dize-los simplesmente que são Bons! ou Ruins!. Há muito que considerar antes de tecer algum comentário.

Para mim os leitores de Virginia Woolf tem muito a considerar do que simplesmente a história narrada (nesse caso da familia Ramsay). A história em si não é o foco, e sim a forma como é narrada. O passeio pelos sentimentos, pensamentos e alma dos personagens enquanto narra detalhes da historia é inexplicável.


"Mas o que fiz da minha vida?, pensou a Sra. Ramsay, tomando seu lugar a cabeceira... Tinha a sensação de estar além de tudo, através de tudo, fora de tudo, ao servir a sopa, como se houvesse um redemoinho, ali, e podia se estar dentro ou fora dele"

Uma leitura clássica que com toda certeza é um tempo bem empregado numa boa leitura...






Cíntia Masa

Nenhum comentário

Postar um comentário

   
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...